quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

1° da serie Estilos e Cultura automobilistica - Rat Look e Hoodrider

1° da serie Estilos e Cultura automobilística - Rat Look e Hoodrider

Pessoal vamos começar com uma serie de post mostrando alguns estilos e culturas automotivas existentes. Por se tratar de um assunto delicado onde cada pessoas pensa e considera de um jeito, algumas expressões ou pensamentos a respeito podem entrar em conflito. Conto com a ajuda e a cooperação de todos para tornar as informações aqui postada bem completas, caso queira adicionar ou reclamar por favor entre em contato no email automotivefamilyctb@gmail.com.

RAT LOOK
 
Tratam se de veículos onde o estado de conservação já não é das melhores,  pontos de ferrugem, pintura queimada e outros detalhes que poderiam considerá-los como verdadeiras latas velhas. O Rat teve a origem com os HotRods americanos, onde os proprietários se livravam de peças procurando deixar o carro mais leve, retirando para lamas, capô, laterais do motor, o deixando exposto) prezavam a performance, a aparência desleixada era a conseqüência. Esse visual "largado" com o passar dos anos o visual passou a ser admirável.
Junte tudo isso a uma suspensão  pregada e um motor preparado. O resultado dessa tendência nos faz perceber que também existe beleza em veículos detonados, nesse caso principalmente sabendo que mesmo em estado deplorável, a performance muitas vezes é de cair o queixo.                                


HOODRIDE

Erroneamente, o Rat Look é chamado de Hoodride, se diferem porque o Rat Look é um estilo associado à performance para automóveis, o Hoodride é uma filosofia de vida, os motivos serão expostos à seguir:

O Hoodride não é um estilo é uma cultura ou "contra-cultura" Anti-consumista., que ia além dos automóveis. Quinzenalmente postavam podcasts, em que divulgavam as idéias e as vezes com músicas para o rolê, ou então que nas letras valorizassem o SER e não o TER. Os carros do movimento eram para ser mais uma peça dessa cultura, mas a fama dos carros acabou tendo uma projeção grande, e acredito que nos países que não se falava inglês, acabou se fixando mais a imagem dos carros, do que os ideais de comportamento.

Ao contrário dos Rat look, que nasceram em Hots dos anos 30-40 mas (já refrigerados a água), os "Hoodies" são ESSENCIALMENTE VWs a AR e BAIXOS, baseando-se no fato de que o Fusca tinha sido criado pelo Hitler ESSENCIALMENTE para o transporte do povo Alemão!

-Não foi criado para impressionar as mulheres;
-Não foi criado para impressionar os vizinhos;
-Não foi criado para se mostrar socialmente superior ao próximo.

Era apenas um meio de transporte e PRONTO, e para os Hoodriders era essa a função do automóvel, sem luxo, ostentação e gastando o mínimo de combustível e isso a linha a ar da VW fazia como ninguém.

A associação/confusão com o VISUAL dos Ratlooks, começa a surgir a partir do momento em que não bastava para os Hoodriders terem os seus VW a ar, eles "emprestaram" o visual dos Rats para reforçar para a sociedade o conceito de que não estavam nem aí para o consumismo. Algo como:

- To nem ai para seu V8 0KM bebedor de gasolina! Meu fusquinha velho me leva aos mesmos lugares, pela metade do combustível e me faz duas vezes mais feliz!!"

O site do movimento (no formato antigo) saiu do ar, muito dos ideais foram se perdendo e o que ficou mesmo foi o visual dos fusquinhas enferrujados.

(Fonte http://www.volkspage.net/forum/)

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